Fhemeron faz parcerias para aumentar estoque de sangue no Carnaval de Porto Velho
04/02/2016
Decom/Rondonoticias

Porto Velho - Nesta época do carnaval, o estoque de sangue nunca é suficiente, principalmente porque fevereiro é um mês chuvoso onde as doações diminuem e a demanda aumenta consideravelmente durante o carnaval. O alerta foi feito pela assistente social da Fhemeron (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia), Maria Luíza Pereira. Só para se ter uma ideia, até às 9h30 da última terça-feira (2), somente uma pessoa entrou na fundação para doar sangue.

Fhemeron realiza parcerias a fim de aumentar estoque

Para aumentar o estoque da Fhemeron foram iniciadas duas parcerias, uma com a Sugespe (Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos), voltada para sensibilização dos servidores e visitantes do Palácio Rio Madeira para a importância de doar sangue; e a outra, com os servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ). “Estamos num período crítico, porque trabalhamos com o imprevisível, por isso precisamos também que as pessoas voltem a doar sangue”, explicou Maria Luiza.

No mês de janeiro nenhuma pessoa no Estado deixou de fazer cirurgias por falta de sangue. Passaram pela recepção da Fhemeron 1.584 doadores. Para receber doação de sangue o ano inteiro, a fundação conta com as campanhas pontuais, que vêm surtindo muito efeito, e com um grupo do WhatsApp – doesanguepvh – que foi criado por João Aramayo, da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Porto Velho, que dispara centenas de torpedos fazendo apelo quando o estoque está baixo.

CARNAVAL

Durante o período carnavalesco, as doações poderão ser feitas no sábado de Carnaval (6) das 8h às 12h, e na segunda-feira (8), expediente normal, das 7h15 às 18h. Na terça-feira (9) não haverá expediente, retornando o atendimento na quarta-feira (10) a partir das 13h.

REQUISITOS

Estar em boas condições de saúde, apresentar um documento com foto, RG, habilitação, carteira de trabalho, ter idade entre 16 e 69 anos. Os menores de 17 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, ter peso igual ou superior a 50kg, ir alimentado, evitando alimentação gordurosa, homem pode doar até 4 vezes ao ano em intervalos de 60 dias, mulher pode doar até 3 vezes ao ano em intervalos de 90 dias e ter dormido pelo menos 6 horas as últimas 24 horas.