Aplicativo Ú capaz de reconhecer plantas
18/11/2015
Pensamentoverde

iStockphoto.com / GavrilovicServiço possui banco de dados com milhões de espécies catalogadas.

Eles estão presentes em nossas vidas e tornam o dia a dia mais informativo, divertido e muito útil nas mais variadas situações. Seja para mostrar o melhor caminho em um dia de trânsito pesado ou para conversar com amigos que moram em outras cidades, os aplicativos revolucionaram o jeito de se comunicar e interagir.

Nesta linha de ampliar e compartilhar conhecimento, o aplicativo PlanNet chega ao mercado virtual e promete mudar a forma como interagimos com a natureza. Com um banco de dados contendo milhões deespécies de plantas catalogadas, o aplicativo permite que as pessoas saibam qual espécie vegetal está à sua frente apenas ao tirar uma foto. O usuário deverá registrar a imagem e indicar se é uma folha, fruto, flor ou mesmo casca de árvore… O aplicativo então cruza os dados em seu banco de dados e apresenta os resultados mais próximos à imagem.

Segundo os desenvolvedores, a ideia é de que o “PlanNet” auxilie não somente os profissionais científicos que buscam descobertas e estudos mais aprofundados, mas também a pessoa comum que deseja conhecer a diversidade da natureza em seu bairro ou durante uma viagem. Outro ponto interessante é que no futuro será possível que as pessoas enviem fotos e informações sobre mais espécies vegetais, criando um banco de dados colaborativo.