Tóquio inaugura estação de recarga de celular movida à energia solar
21/10/2015
Pensamentoverde

iStockphoto.com / vydrin Nova torre deve ser inaugurada em breve.

Após décadas e mais décadas abusando do uso de recursos naturais para geração de energia, parece que em alguns países uma nova onda de conscientização ambiental chegou para ficar. Na Alemanha, por exemplo, já não é raro encontrar casas que utilizam painéis solares para geração de energia elétrica. Mesmo com estes avanços, o mundo ainda precisa de mais soluções e inciativas que mexam de uma vez com o atual estado da sociedade.

A novidade da vez vem do Japão, mais precisamente de Tóquio, onde uma estação de recarga de celulares e baterias que utiliza energia solar foi inaugurada no começo de outubro. Trata-se de um uma estrutura similar a um poste e que fica localizada em frente à famosa torre de Minato-ku, na capital japonesa. Quem passa por lá pode recarregar seu smartphone sem pagar nada e sem agredir o meio ambiente.

Medindo 3,8 metros de altura e com um painel solar de 2,5 metros de largura, a estação sustentável possibilita que 60 pessoas por dia utilizem o local (por 15 minutos) para recarregar seus aparelhos. Além disso, se conseguir armazenar energia, mesmo em dias nublados e chuvosos é possível conectar o celular e recarregar a bateria.

Segunda estação será inaugurada

O sucesso da estação de recarga de celular movida à energia solar é tamanho que uma segunda unidade será inaugurada também em Tóquio, no edifício Toranomom Hills. O objetivo da administração municipal é conquistar ainda mais pontos que permitam a instalação destas estações de recarga sustentáveis até as Olímpiadas e Paralimpíadas que serão realizadas no Japão em 2020.