Armazenar 128GB num espaço de um cêntimo já é possível
02/06/2015
rtp.pt
Armazenar 128GB num espaço de um cêntimo já é possível
legenda da imagem

Foto montagem: RTP Multimédia

Ser pequeno já não é sinónimo de pouca capacidade de armazenamento. Quem o confirma é a SanDisk, empresa líder no mercado em soluções de armazenamento de dados em memórias flash, que fez sair para o mercado a menor e a mais potente pendrive do mundo – a UltraFit.

 

Com uma “gigante” capacidade para armazenar dados informáticos, a nova PenDrive da SanDisk, lançada durante a Computex 2015, é para já a menor pendrive 3.0 do mundo. 

Este minúsculo acessório informático, de nome "UltraFit", possui uma capacidade de armazenamento de dados até 128GB.

Pequena grande ferramenta pois tem apenas 1,6 cm de comprimento e 8,9 mm de espessura - ou seja, um pouco maior que uma moeda de um cêntimo.

Já quanto ao preço, esse, é "um pouco maior" que o tamanho. O valor varia de acordo com a capacidade: a de menor capacidade - 16GB, custa pouco mais de nove euros (US$ 9,90) enquanto a versão de topo - 128GB, ronda os 110 euros (US$ 120).

Este novo acessório foi pensado para quem precisa de mover e transportar grandes quantidades de arquivos informáticos, com facilidade, entre vários dispositivos. 

O diretor de marketing de produtos da SanDisk, Philippe Willams, afirma mesmo que "a qualidade do conteúdo que os consumidores criam e consomem continua a aumentar, gerando uma forte procura por dispositivos de armazenamento digital mais sofisticado". 

Devido a tamanho reduzido, este dispositivo permite ser utilizado em aparelhos cujas portas USB estejam em locais de difícil acesso. E como é pequeno, portátil, e de fácil transporte, esta pendrive é especialmente convidativa para quem usa e trabalha com "notebooks" e está sempre em movimento.

E velocidade não falta, afirmam os vendedores. Com uma taxa de transferência de até 130 MB/seg. numa porta USB 3.0 e para garantir a privacidade de seus documentos, esta pendrive vem integrada com softwares de proteção de arquivos equipados com criptografia de 128 bits. 

Além disso, conta ainda com um ano de uso do RescuePro, que permite resgatar arquivos perdidos ou corrompidos e cinco anos de garantia.