Truques para evitar que a maquiagem derreta no calor
15/02/2014
Tribelas
Como fazer com que seu make resista às mais altas temperaturas 

Como fazer com que seu make resista às mais altas temperaturas

Antes do make

A preparação da pele é o primeiro passo para um make duradouro e que aguente altas temperaturas. Lave o rosto com sabonete adstringente e passe um tônico. Prefira as versões sem álcool, que não ressecam e evitam o efeito rebote ? quando a pele produz ainda mais oleosidade para compensar a falta. Com a pele limpa e livre de oleosidade os produtos aderem melhor e resistem por mais tempo.

Um bom truque de salão é abaixar a temperatura da pele, segundos antes de passar o primeiro produto. ?Eu enrolo alguns cubinhos de gelo em um pano e passo no rosto ou uso o Skin Cooler, aquele rolo de massagem resfriado para o rosto?, conta Regina Maura, maquiadora do Jacques Janine Augusta, em São Paulo.

 Pele perfeita

Um bom primer oil free pode ser o seu grande aliado. ?Ele cria uma camada, que não deixa a transpiração excessiva misturar com a maquiagem?, explica Regina. Prefira aplicar os produtos com auxílios de pincéis, ?dessa forma a oleosidade e o calor das mãos não transfere para o rosto?, explica a expert.

Depois de preparar a pele e passar o primer escolha uma base líquida e de longa duração, que seja HD. Esses produtos tecnológicos aliam a alta cobertura à fórmula leve ? e no calor, menos é mais! Espalhe uma camada fina, espere secar e veja o efeito. Caso precise de cobertura extra, passe mais uma camada. Mesmo assim não cobriu as indesejadas olheiras? Recorra ao corretivo líquido, que é mais leve, e aplique somente nos pontos escuros. Finalize com uma camada de pó translúcido, ele vai ajudar a segurar a oleosidade e sugar o suor.

 BB, CC ou DD Cream

Parece um crime falar em evitar o abecedário dos cremes, mas se a fórmula do seu BB, CC ou DD Cream for ultra hidratante, talvez seja melhor deixa-lo de lado nos dias mais quentes. Composições muito pesadas tendem a obstruir os poros, o que deixa a pele mais oleosa e faz com que o make derreta antes do tempo desejado.

 Blushes, sombras e iluminadores

Opte por sombras em gel, que depois de secas têm alta resistência. ?Se forem sombras em pó, molhe o pincel em um copinho de água e aplique ainda molhada. Espere secar e adicione mais camadas até atingir a cor desejada?, explica Regina. Já os blushes e iluminadores, as versões em pó são mais seguras, já que produtos em creme geralmente têm fórmula oleosa e podem escorrer na pele ao longo do dia.  

Batom

A preparação dos lábios também pode ajudar a manter a cor por mais tempo. ?Passe um corretivo e uma camada de pó antes de aplicar o batom. Ela vai ajudar a deixar o batom menos cremoso e fixar mais a cor?, explica a maquiadora. O velho truque da vovó também é válido: passe uma camada de batom, tire o excesso com um guardanapo e passe outra camada por cima.

 Finalização

Terminou o make? Aplique mais uma camada de pó translúcido com um pincel Kabuki, que dá acabamento acetinado ao look, e recorra ao spray fixador de make. Borrife a 30 centímetros de distância do rosto para não machucar ou borrar o make.