Câmara Criminal liberta os vereadores Marcelo Reis, Eduardo Rodrigues e outros presos da Apocalipse
06/09/2013
G1

 

 

A desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ) de Rondônia Ivanira Feitosa Borges concedeu, no final da tarde desta sexta-feira (6), habeas corpus para 22 presos durante a Operação Apocalipse, em Porto Velho. Entre os suspeitos soltos estão os vereadores Marcelo Reis e Eduardo Rodrigues, ambos do Partido Verde (PV). Os dois vereadores já haviam feito um pedido de habeas corpus no início de agosto, que foi negado. O esquema investigado pela Polícia Civil durante 18 meses deu origem a Operação Apocalipse, que descobriu um financiamento de campanhas políticas associadas ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O Globo Notícias entrou em contato com o advogado de defesa dos vereadores suspeitos, mas não obteve retorno. A Polícia Civil concluiu o inquérito da Operação Apocalipse e entregou ao Ministério Público (MP) no dia 4 deste mês. O MP tem um prazo de 10 dias para analisar o resumo das diligências que consta no relatório final.

 

De acordo com polícia, foram 81 indiciamentos, sendo 76 no primeiro grau e cinco no segundo, durante a construção do relatório que durou cerca de dois meses. Quatro presos deverão ser transferidos para o Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, entre eles Alberto Ferreira Siqueira, o ‘Beto Baba’, Fernando Braga Serrão, o ‘Fernando da Gata’ e o vereador Jair Montes (PTC), segundo a polícia.

 

A operação cumpriu 229 medidas cautelares, entre mandados de busca e apreensão, prisões preventivas e indisponibilidade de bens. O esquema criminoso movimentou cerca de R$ 80 milhões em nove estados. Só em Rondônia, a quadrilha contrabandeou aproximadamente R$ 33 milhões, com um patrimônio que inclui 200 carros, imóveis e cotas em empresas.

Outros habeas corpus também foram concedidos. Confira a relação abaixo:

Railton Lima Siqueira
Eduardo Carlos Rodrigues da Silva
Andres Fernandes Dias
José Luiz de Lima
Jone Oliveira Andrade
Andréia Argemiro de Macedo Braga (esposa de Fernando da Gata)
Sheila Kelle Vianna Silveira
Márcio César Silva Gomes 
Marcelo Reis Louzeiro
Alexsandro Braga Serrão
Cláudio Siqueira de Oliveira
Carlos Eduardo Moraes
Vagner Silva de Oliveira
James Façanha da Silva
Isaías Alves Pereira Júnior
Adriana Argemiro de Macedo

Valdirene Márcia de Castro Kemp
Herbert Lins de Albuquerque