Xixi demais Ú problema
06/08/2013
UOL

e você está indo demais ao banheiro para urinar, é bom ficar de olho! Adultos saudáveis devem fazer cerca de 700ml a 2 litros de xixi, numa média de quatro vezes por dia. Quando essa quantidade aumenta ou diminui é sinal de problemas, que podem ser desde uma infecção urinária atépedras nos rins ou mesmo diabetes, de acordo com o médico patologista Paulo Campana, do Centro de Diagnóstico Brasil.

“Uma avaliação mais criteriosa do paciente contribuirá para um diagnóstico preciso. Há pacientes, por exemplo, com doença renal crônica e que apresentam sintomas não-específicos, como perda de apetite, sensação de cansaço, náuseas e até mesmo coceira generalizada. Outros sintomas já são mais assertivos, como dor nos flancos, inchaço das pernas e pés, ou ainda problemas urinários”, diz Campana.

“Vale ressaltar que urinar pouco também pode levar a um diagnóstico de infecção. Em casos mais raros, entretanto, também pode indicar um tumor. Somente um diagnóstico detalhado poderá assegurar um tratamento adequado. Por isso, na presença dos sintomas descritos é sempre bom procurar um especialista”, afirmou o médico.

Se a mudança não é em relação à quantidade, mas sim à vontade de urinar – mesmo que não consiga – a bexiga pode estar pressionada ou irritada.Nestes casos, avalia Campana, o mais provável é uma infecção urinária, que sempre deve ser tratada por um especialista.