Soyuz decola rumo à ISS com três astronautas
28/05/2013
Info.abril

Um foguete Soyuz transportando uma tripulação internacional formada por três astronautas decolou na madrugada de terça para quarta-feira do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

O cosmonauta russo Fedor Iourtchikhine e os astronautas italiano, Luca Parmitano, e americana, Karen Nyberg, deixaram a Terra às 20H31 GMT (17h31 de Brasília) a bordo do foguete russo Soyuz TMA-09M.

A aproximação da ISS está prevista para as 02H16 GMT de quarta-feira (23h00 de terça-feira), após um pouco menos de seis horas de voo, quando anteriormente a viagem durava dois dias.

Este enorme ganho de tempo foi possível graças a melhorias tecnológicas que permitem à cápsula Soyuz fazer apenas quatro órbitas em volta da Terra contra 34 antigamente.

Trata-se do segundo voo "expresso" levando astronautas para a ISS, sendo o anterior realizado com sucesso em março. Os astronautas deverão se reunir a bordo da ISS com os russos Pavel Vinogradov e Alexandre Missourkine, assim como com o americano Chris Cassidy.